terça-feira, 15 de junho de 2010

Poder Executivo: No Brasil, um presidente!

O Poder Executivo é um dos três poderes governamentais e tem como função implementar/ executar as leis e a agenda diária do governo ou do estado. A representação do poder executivo pode acontecer no âmbito nacional, ou através de um órgão, como da presidência da republica em caso de presidencialismo, ou também pode ser dividido em parlamento e coroa real, no caso de monarquia constitucional.

O Poder Executivo varia de país para país:

• Países parlamentaristas: O poder executivo fica dividido entre o primeiro-ministro, que é o chefe de governo, e o monarca (geralmente rei), que assume o cargo de chefe de estado.

• Países presidencialistas: O poder executivo é representado pelo presidente, que acumula as funções de chefe de governo e chefe de estado.

• Países monárquicos: o monarca assume, assim como o presidente, as funções de chefe do governo e do Estado.

É importante ressaltar que nem sempre o poder executivo se resume aos chefes. Nos regimes democráticos, por exemplo, o presidente ou o primeiro-ministro conta com seu conselho de ministros, assessores, secretários, entre outros.

O Poder Executivo tem como obrigação aplicar as leis, manter relações do país com outras nações, as forças armadas e administrar os órgãos públicos que servem à população.


Leia mais:
>> http://www.umavisaodomundo.com/2008/07/funcoes-poder-executivo-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário