quarta-feira, 12 de maio de 2010

Meio Ambiente x Consumismo


Quando falamos em cidadania não abordamos apenas o convívio em sociedade e a necessidade de obedecer a leis como as penais, as de trânsito etc, mas também entramos no mérito da relação que estabelecemos com o meio ambiente. Para continuar alimentando o consumismo, o capitalismo se baseia na principal fonte de energia para esta engrenagem a matéria prima. Não é só seu uso que prejudica os ecossistemas, mas também a poluição, o desmatamento e outras demonstrações de desrespeito com a natureza. 

A advogada Ana Ria Tavares (foto) fala sobre o primeiro passo para mudar esta realidade, “É difícil desenvolver hábito de preservação em um mundo consumista, mas a transformação pode ser alcançada através de trabalhos de educação com crianças e adolescentes, que, a partir daí, passam a adquirir novos hábitos, levados pela consciência da necessidade de seguir a linha da simplicidade e do não-consumismo”.
Neste âmbito ainda existem os animais que sofrem maus tratos, que são abandonados pelos donos nas ruas, situações rotineira em uma metrópole. Porém estas ações demonstram o despreparo do ser - humano para viver em sociedade e a falta de instrução. Nestes casos, Ana Rita aconselha que “primeiro, como medida preventiva, eduque seus filhos para não maltratarem os animais, dando-lhes o exemplo em casa. Segundo, denuncie as pessoas que praticam maus tratos, formalizando queixa nas Delegacias de Polícia Civil, às Promotorias do Meio Ambiente, nos Juizados Criminais, sugerindo às escolas a inclusão de matéria educativa sobre o tema”.

Segundo a advogada “a relação entre cidadania e meio ambiente se dá através da atitude de cada ser humano ao preservar o meio ambiente que envolve a fauna, flora, água e ar. Não jogar lixo nas ruas; tratar bem os animais; otimizar a utilização da água, sem desperdício; dar manutenção ao veículo, evitando a missão de monóxido de carbono; denunciando empresas de transporte que polui o ar quando não cuida da sua frota; denunciando postos de lava jato que não têm os filtros necessários à separação do óleo que é derramado dos carros que são lavados: todas essas ações são pró-ativas em benefício do meio ambiente, constituindo o exercício da cidadania”.

Os cidadãos devem se mobilizar em prol das causas que tragam resultados positivos para a sociedade. A voz do povo não deve ser ouvida apenas politicamente, mas demonstrações de preocupação com a natureza são exemplos de tentativas de reverter as catástrofes naturais que já estão afligindo diversas regiões do mundo.

Mas o que estes fenômenos têm a ver com os animais de rua?

A responsabilidade. Nós somos responsáveis pelo cuidado com esses animais, nós somos responsáveis pelo consumo desenfreado que vem desgastando a natureza. Nós temos voz em uma sociedade democrática movida pela cidadania para reivindicar atitudes e posicionamentos como o cumprimento e fiscalização do Termo de Ajustamento de Conduta, celebrado entre Ministério Público e Município. O Termo prevê, dentre outras coisas, que a prefeitura promova campanhas de guarda responsável para educar a população. Sem conhecimento, não há consciência e assim segue o ciclo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário