terça-feira, 11 de maio de 2010

Repassando Cidadania


A construção de um pensamento cidadão pode começar já na infância, a partir da sua educação e da forma que ela interage com o mundo. Vale lembrar que no Brasil, a criança e o adolescente encontram proteção no Estatuto da Criança e do Adolescente também pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

As crianças tendem a repassar para aqueles que as cercam o que aprendem e acabam por regular atitudes dos que convivem. “As crianças têm mais facilidade de apreender as informações. Por isso, a Terra Verde Viva vai ás escolas públicas e particulares para ajudar a formar cidadãos, a partir da sensibilização das crianças e adolescentes para a questão ambiental”, contou a advogada Ana Rita Tavares, da ONG Terra Verde Viva. Outras instituições também focam nas crianças para garantir adultos mais educados e cidadãos mais participantes. “Nós do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) estamos promovendo campanhas e levando até as escolas palestras sobre a importância de exercer a cidadania”, relatou Cezaltina Léllis, assessora de imprensa do TRE-BA. Para ratificar, a mãe da pequena Amanda Chaves, de quatro anos, Andréa Marques Chaves disse orgulhosa que "Amadinha já traz coisas que aprendeu na escolinha como fechar a torneira enquanto escova os dentes e obriga quem estiver dando banho nela a desligar o chuveiro durante o enxague dos cabelos. A pequena educa a família".

Pode parecer clichê, mas vale a pena não esquecer aqueles velhos conselhos que nossas vós nos davam e aproveitar que o início da vida é o melhor momento para o aprendizado e para a construção de valores. Dê o exemplo, lembre-se de:


* Proteja o meio ambiente

* Respeite o próximo

* Aprenda os seus direitos e deveres.



A advogada Ana Rita Tavares ressaltou “Francisco de Assis já dizia: No exemplo está a força que muda o mundo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário